Os alunos da Escola Profissional de Fafe tiveram a oportunidade de integrar a atividade promovida pela Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA): «iDroneExperience 2017», que decorreu entre os dias 21 a 23 de abril, no Parque de Exposições de Braga.

Com esta atividade, de cariz pedagógico, os impulsionadores proporcionaram aos discentes explorar e contactar com os fundamentos de eletrónica através da incitação, a cada equipa, a montar o seu drone, para posteriormente articular a eletrónica com conceitos de programação, facultando, assim, através de programas desenvolvidos pelas equipas, o controlo de drones autonomamente.

A equipa da EPFafe participou na vertente Smart Hovercraft que, para além da montagem do Drone e respetiva programação, possibilitou competir em três provas para os drones anfíbios:

ZIGZAG; Green Race e Collaborative Fishing.

A Primeira prova, de controlo telecomandado, constitui um incentivo à exploração, ambientação e compreensão do funcionamento do Smart drone.

As duas segundas provas apelavam ao desempenho autónomo da máquina. O ZIGZAG perspetivou efetuar um percurso em torno de estacas, respeitando a ordem das mesmas.

Já o Collaborative Fishing impelia os alunos a controlarem o Drone através de sensores infravermelhos para capturar o maior número de “peixes” no menor tempo possível.

No final do evento (e contas feitas) a equipa EPFafe alcançou o primeiro lugar na competição Smart HoverCraft. Como prémio e recompensa do trabalho desenvolvido, três drones rumaram para Fafe com a equipa.